Taking too long? Close loading screen.
Logotipo ACE Agência Digital

Descubra o que é um site responsivo e a importância dele para a sua marca e o seu negócio.

  • Home
  • Descubra o que é um site responsivo e a importância dele para a sua marca e o seu negócio.

Descubra o que é um site responsivo e a importância dele para a sua marca e o seu negócio.

Falamos sobre como o comportamento e consumo de conteúdo mudou de uns tempos pra cá na internet. E se ter um site já é fundamental para ter sua marca forte para o mercado, ter um site responsivo é uma obrigação para quem se preocupa em como sua marca é vista por clientes e mercado.

Um site responsivo é aquele que consegue se adaptar aos diversos formatos em que você o acesse. Seja em um desktop, tablet, smartphone, etc… Ele reorganiza as principais informações e funções do site para que fique com um bom layout e apareça na ordem certa, fazendo o acesso render mais. Bem como reorganizar o menu com as necessidades de cada plataforma, agiliza e cria atalhos também.

Com essa agilidade e imediatismo no consumo de conteúdo, ter um site responsivo é  obrigação não somente por disponibilizar de forma clara o seu conteúdo em diferentes aparelhos, mas também, porque o Google faz seu ranking de amostragem baseado nisso, ou seja, sites responsivos ficam sempre mais acima, e isso conta muito para a procura do seu produto e valorização da marca. Não adianta ter uma boa vitrine em um lugar não tão bom. Portanto, o cuidado com o rankeamento no Google é primordial para fazer o seu site dar retorno o mais rápido possível.

Não pense que um site menos ágil e menos responsivo pode trazer um tempo maior de navegação, porque isso não é verdade. Na internet temos uma infinidade de produtos e serviços chegando até nós o tempo todo e é muito mais fácil desistir de consumir ou procurar este produto do que insistir em um site com a navegação mais complicada, ou até mesmo, procurar um desktop para poder visualizar e interagir melhor com o site. E desistindo de procurar dentro do site, é uma diminuição na taxa de conversão da sua marca e isso faz diretamente com que ela perca valor e seja mal falada nas redes, o que é um desastre para qualquer serviço ou produto.

Em um estudo da Adobe, ano passado, foi constatado que na América Latina, apenas 10% das navegações são feitas em desktop e 8% em tablets, ou seja, a navegação via mobile é a maior realidade para quem procura serviços, produtos e marcas online. Dessa fatia, a esmagadora grande parte confia nas pesquisas e rankeamento do Google para isso.  Em uma pesquisa simples, se procura pelos melhores produtos e serviços e neste rankeamento, se disputa espaço com as maiores marcas do mercado mundial, ao mesmo tempo que temos o feedback imediato de pessoas que já compraram ou consumiram sua marca, logo, um site responsivo é fundamental pra vida de sua marca online.

Outro fator importante de um site responsivo é o layout. Todos precisam achar facilmente o que se procura e as divisões devem ser bem feitas. Tanto no menu quanto nos destaques. Sempre é bom usar conteúdos multimídia, ajuda no entendimento do conteúdo, mostra do produto e serviço, além de ajudar também no rankeamento do Google.

O layout é fundamental pro seu site ser responsivo ou não, não adianta ter uma adaptação fácil e ágil do formato desktop pro mobile se o layout não indicar isso intuitivamente pra quem estiver acessando seu site. Lembrando que cada marca, cada produto e cada serviço tem sua identidade visual. Na hora de criar o layout do seu site responsivo, é importante que converse com a identidade visual da sua marca e ainda sim seja intuitivo para navegação. Não somente o jogo de cores mas a forma como se aplicam essas cores e formatos, como jogamos o conteúdo, as sessões do seu menu e muito mais… Todas devem ter destaque no layout conforme a navegabilidade e a otimização do seu produto ou serviço dentro do mesmo.

Ter um site é dar vida pra sua marca, ter um site responsivo é fazer ela caminhar. O conteúdo que você coloca em seu site e a forma como expõe seu produto ou serviço deve chegar ao maior número possível de pessoas, bem como os feedbacks. Portanto ter um site responsivo é fundamental para esse andar comportamental de sua marca online. Pelo mais que suas mídias sociais tenham um bom engajamento, o site responsivo é a realização, a prática de tudo o que se fala nelas. Não pense duas vezes antes de decidir sobre ter um site responsivo ou não, pois é uma questão de ganhar ou ganhar.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *